SE VOCE ENTROU E GOSTOU, TORNE-SE UM SEGUIDOR!

PARA QUE ESSE BLOG POSSA SE MANTER ATUALIZADO É NECESSARIO QUE EU SAIBA QUANTAS PESSOAS ESTAO VISITANDO, E PARA ISSO É NECESSARIO QUE VOCE SE TORNE UM SEGUIDOR DO BLOG. CONTO COM SUA PARTICIPAÇÃO E QUE DEUS TE ABENÇOE!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SURPRESA NA PRISÃO!




Há alguns dias eu estive com algumas psicólogas visitando um presídio onde lãs entrevistaram alguns presos.
Elas levaram uma bola grande onde colaram vários pedaços de papéis onde estavam escritos várias palavras como: Morte, Projetos, Desafio, etc...
Então elas pediram para que cada um daqueles homens pegasse um dos papéis e que depois falasse um pouco sobre o porque escolhera aquela palavra e o que ela significava para ele. Algumas respostas foram tão interessantes que me surpreenderam e vou colocar aqui mais ou menos o teor de cada uma dessas frases.

  • MORTE  "É para todos a única certeza. Ela pode vir de diversas maneiras, mas vem e ninguém pode escapar dela, por isso é a coisa mais justa criada por Deus. É engraçado que para falar da morte eu tenho que inevitavelmente falar da vida! Porque na vida a gente produz, mas nada do que produzimos a gente leva quando chega a morte, a não ser... a própria vida! Então é interessante, pois se levamos a nossa essência (que é a nossa vida) para a eternidade, então a morte não é o que pensamos... não é um ponto final, mas apenas uma vírgula. É isso!
  • DESAFIOA vida não teria sentido se não tivéssemos desafios. No momento o meu maior desafio é sair daqui. E quando sair terei outros desafios, como ser aceito na sociedade. Eu sei que os preconceitos serão como tapas na minha cara. E esse é o meu desafio: estar pronto para essas tapas! Na minha vida de crime eu sempre desafiei os outros. Agora eu tenho que me desafiar."
  • SONHOS – "Meu amigo falou sobre desafios. Os desafios começam quando temos sonhos. Se, por exemplo, ele não tiver um sonho de conquistar algo lá fora, pra que vai querer melhorar e encarar os desafios que virão? A vida deve ser sonhada. E os sonhos devem ser vividos."
  • PROJETOS  "Se sonhamos temos que ter projetos ou estruturas para conseguir alcançar esses sonhos. Do que adianta meu amigo sonhar em melhorar e resolver enfrentar os desafios se ele sair daqui sem um projeto? Estudar, trabalhar, esses são os nossos projetos que nos darão a estrutura necessária para enfrentarmos os nossos desafios e conquistarmos os nossos sonhos."
O mais interessante dessa palestra foi quando um dos presos, que era homossexual, portador de HIV e analfabeto tirou a palavra CORAGEM.
O silencio foi completo e um clima de suspense; e ele sem entender nada, pois não sabia ler o que estava escrito ali. Daí a psicóloga disse: “Olha, o senhor tirou a palavra CORAGEM. Quer trocar por outra ou ficar com essa mesmo?
·         "E porque trocaria? Por eu ser homossexual? Não! Acho que essa palavra veio cair em mãos certas, pois os desafios com os preconceitos que meus amigos sofrerão lá fora, eu já sofro aqui dentro. Toda minha vida tenho recebido tapas da cara com o desprezo daqueles que estão na mesma condição que a minha. Mas isso não me atinge mais. Já superei esse desafio. Agora, como eles, tenho projetos e sonhos. Se eles terão desafios lá fora por serem ex presidiários, imagina eu: ex presidiário, homossexual e com HIV? Mas se meus desafios são maiores, meus sonhos também são."

Eu me admirei com as respostas, pois não imaginava que daquelas mentes pudesse sair pérolas de tão alto valor. Deixo aqui essas pérolas para que você reflita sobre uma passagem bíblica:
 .“Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.”(Cl.4.12)

Epafras era um prisioneiro junto com Paulo que continuamente orava pela Igreja de dentro da prisão.

E então deixo uma pergunta: “E nós, estamos orando pelos que estão encarcerados?”  

Nenhum comentário: