SE VOCE ENTROU E GOSTOU, TORNE-SE UM SEGUIDOR!

PARA QUE ESSE BLOG POSSA SE MANTER ATUALIZADO É NECESSARIO QUE EU SAIBA QUANTAS PESSOAS ESTAO VISITANDO, E PARA ISSO É NECESSARIO QUE VOCE SE TORNE UM SEGUIDOR DO BLOG. CONTO COM SUA PARTICIPAÇÃO E QUE DEUS TE ABENÇOE!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

OS PRESENTES DO FILHO PRÓDIGO (Lc.15.22)





Essa é talvez a parábola mais conhecida das Sagradas Escrituras, onde vemos um filho se despedindo do lar paterno e vivendo uma vida de dissoluções pelo mundo até que sua herança se finda e então, ele abatido pelo abandono dos amigos e pela carestia de alimentos, resolve voltar para a sua casa, e para os braços do Pai.
Esse episódio ilustra como nenhum outro a situação do homem que resolve se afastar de Deus e das suas conseqüências.
Mas o Pai sempre estará lá; esperando...
Mas o que me chama a atenção nessa narrativa é como o filho é recebido pelo pai quando retorna e s presentes que ele recebe do seu pai.
Esses presentes simbolizam a mudança que Deus realiza na vida do homem quando ele reconhece os seus pecados e se torna para Deus.

“Mas o pai disse aos seus servos: “Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho; e ponde-lhe um anel no dedo, e alparcas nos pés; e trazei o bezerro cevado,e matai-o; e comamos, e alegremo-nos...” (Lc.15.22-23).
  • VESTIDO – simboliza regeneração (II Co.5.17). O filho com certeza tinha suas roupas sujas e manchadas pela poeira da estrada, pelas nódoas do pecado; mas agora o Pai tira aquela capa suja de sobre seu corpo e agora ele se faz uma nova criatura, limpa e pronta para se apresentar não como um servo, mas como um filho.
  • ANEL – simboliza a adoção (Jo.1.11-12). Deus, em sua infinita misericórdia não só nos resgata do pecado como nos adota como filhos. O anel naquele tempo tinha um grande valor, pois sobre ele estava o selo da família. era a representação da identidade do indivíduo; a que casa ele pertencia.
  • SAPATOS – simboliza a justificação e o embasamento do Evangelho (Ef.6.15). Estar calçados é não mais ferir os pés nos espinhos; é não mais tropeçar e machucar. É ter os pés limpos da poeira do mundo. É poder pisar na cabeça de serpentes sem que elas nos causem dano algum.
  • ALIMENTOS – Simboliza a santificação. O boi cevado era separado para o sacrifício, mas aquele retorno do moço merecia que o boi fosse morto e dado a comer ao filho que fora resgatado da morte.

Agora veja a estória da seguinte maneira: Deus é o Juiz que foi encarregado de julgar os graves delitos de um rebelde e malfeitor: VOCÊ!
Esse malfeitor tomou da sua parte da herança e gastou tudo o que Deus lhe dera (Uma inteligência invejável, um vigor jovial, um dom natural) em coisas fúteis e que o levava conscientemente cada vez mais ao caminho da degradação.
O que esse Juiz devia fazer? Qual seria seu veredicto?
Pois bem! Esse Juiz vira-se para esse júri e da o seu veredicto:
“Essa pobre criatura será livre das suas acusações, pois o seu preço Eu mesmo já paguei. Sim, Eu, o Juiz paguei pelos crimes desse homem e cubro ele agora com meu manto da misericórdia e as sandálias do perdão!”
“E digo mais! Além de justificá-lo, farei mais por ele, pois não adianta Eu perdoa-lo e deixa-lo a própria sorte. Então tomo agora uma decisão: Eu mesmo irei adota-lo e a partir de agora ele será chamado de meu filho! E eis aqui o meu selo sobre ele!”
 E então derrama o Seu próprio Espírito sobre ele.  
“E agora, não mais um culpado pecador ele ainda será chamado de santo, pois Eu mesmo o santifico com minha glória!”

Nenhum comentário: