SE VOCE ENTROU E GOSTOU, TORNE-SE UM SEGUIDOR!

PARA QUE ESSE BLOG POSSA SE MANTER ATUALIZADO É NECESSARIO QUE EU SAIBA QUANTAS PESSOAS ESTAO VISITANDO, E PARA ISSO É NECESSARIO QUE VOCE SE TORNE UM SEGUIDOR DO BLOG. CONTO COM SUA PARTICIPAÇÃO E QUE DEUS TE ABENÇOE!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

VERBO E ADVERBIO (PARTE I)


“Quem pois está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor?” (I Cr.29.5b)

Eu sempre costumo dizer que Deus se importa mais com os advérbios do que com os verbos. Vou explicar.

O verbo denota a ação em si, mas o advérbio mostra como essa ação foi realizada. Por exemplo: se eu disser: “O garoto foi a igreja”, é bem diferente do que dizer “O garoto foi a igreja bravo”.
Viram como mudou? A ação que o menino praticou tornou-se negativa, sabe porque? Por causa do advérbio. O advérbio é que faz toda a diferença.

Veja que no versículo acima, quando o rei Davi convida o povo a ofertar, ele frisa bem o advérbio “voluntariamente” (por vontade própria, ou por amor, ou com gosto). Isso é que faz a diferença da oferta. 
 Voluntariedade está intrinsecamente aliada a outra expressão: espontaneidade (aquilo que é feito de forma espontânea, sem ninguém mandar, ou sem esperar algo em troca).

Falando nisso, me lembro de um cartaz sobre o dízimo que não sei se ainda sobrevive nas igrejas, mas que era colocado como um incentivo para que o povo ofertasse, mas que estava totalmente errado em suas pretensões. Me lembro que entre as diversas razões, encontrei algumas que eram verdadeiros absurdos sendo classificados em 3 tipos:

  1.  OS SEM SENTIDOS:
    • (17) Sou dizimista porque os pensamentos de Deus são mais altos do que os meus pensamentos  Is.55:9 (Alguém pode me explicar por favor a relação?)
    • (29) Sou dizimista porque Deus conhece os meus atos Ap.2:2; (Dá o dízimo pra ser reconhecido por Deus?)
    • (35) Sou dizimista porque os olhos de Deus estão em todo lugar Pv.15:3 (Sinceramente. Não entendi!)
    • (38) Sou dizimista porque sei em quem tenho crido Gl.2:16 (Outra vez a falta de correlação, ou eu to doido?)

     2. OS MEDROSOS:
    • (04) Sou dizimista porque não quero ser amaldiçoado Ml.3:9 (Pra mim, essa é a pior argumentação!);
    •  (48) Sou dizimista porque horrendo coisa é cair nas mãos do Deus vivo Hb.10:31 (Uma mistura de sem sentido com medo)
     3. OS BARGANHADORES DE DEUS:
    • (16) Sou dizimista porque Deus me recompensará Sl.19:7-11
    • (30) Sou dizimista porque quero manter os galardões de Deus  1Cor.3:8 (Então não se está dando o dizimo; está comprando coroas?)
    • (39) Sou dizimista porque Deus é o melhor plano de saúde   Pv.3:8-9 (Dízimos ou honorários? Deus ou Drauzio Varela?)
    • (23) Sou dizimista porque quero ter a consciência do dever cumprido Ml 3:10 (Eis aqui a falta da voluntariedade!).
Mas existem lá algumas jóias preciosas e dentre elas destaco uma que mostra a voluntariedade e a espontaneidade de um verdadeiro dizimista:
  • 03. Sou dizimista porque amo a obra de Deus na face da terra At.2:42-45
  • 08. Sou dizimista porque Deus ama ao que dá com alegria 2Cor.9:7
  • 09. Sou dizimista porque tudo vem das mãos de Deus 1Cor.29:14-16
  • 36. Sou dizimista porque o Espírito Santo de Deus habita em mim 1Cor.6:19-20



Nenhum comentário: